top of page

BIOCONSTRUÇÃO, ECOTURISMO E ETNOGRAFIA AMBIENTAL

Atualizado: 20 de set. de 2019

Durante o ultimo fim de semana (de 04 a 06 de maio) aconteceu a saída de campo da disciplina ICS (Introdução às Ciências Sociais aplicada à Gestão Ambiental). A Profa. Dra. Tânia Cristina da Silva coordenou as atividades desenvolvidas (a direita na foto abaixo).

O primeiro destino da viagem foi a Eco Chácara Rebendolengue, localizada no município goiano de São João D'aliança. Ali foi possível vivenciar atividades de bio-construção, energias renováveis, pemacultura, agroecologia e ecoturismo. O Mestre Geraldo e a Mestra Marlene vivem na Eco Chácara há mais de 10 anos.


Nas fotos a seguir temos o Mestre Geraldo dando uma aula prática sobre o tijolo de adobe, uma forma de bioconstrução muito vantajosa para áreas quentes e secas.

O adobe tem como principal vantagem o fato de ser um material ecológico e sustentável, isso porque o barro é um elemento reutilizável, e quando não é cozido, pode voltar ao seu estado de origem ao umedecido e ser triturado. Outra vantagem é que na produção não se faz necessário uma grande quantidade de energia, sem falar ainda, que o tijolo de adobe é um excelente isolante térmico, mantendo a temperatura dos ambientes sempre balanceados.


No segundo dia o destino foi o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Criado em 1961, o Parque está localizado no nordeste do Estado de Goiás, entre os municípios de Alto Paraíso, Cavalcante e Colinas do Sul. Protegendo uma área de 240.586,56 ha de cerrado de altitude, possui formações vegetais únicas, centenas de nascentes e cursos d’água, rochas com mais de um bilhão de anos, além de paisagens de rara beleza, com feições que se alteram ao longo do ano. O Parque também preserva áreas de antigos garimpos, como parte da história local e foi declarado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, em 2001.

Durante a saída de campo foi possível observar os aspectos físicos e socioeconômicos do Brasil Central, identificar fluxos e potencialidades naturais e culturais, ter uma ideia acerca da da relação natureza x sociedade no decorrer dos diversos períodos, também foi possível discutir o ecoturismo como elemento gerador, organizador e consumidor do espaço na forma de vida da sociedade atual. Entre outras atividades já mencionadas.


Mais detalhes podem ser vistos nesse vídeo:


 
 
 

Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page